Windsurf em Jericoacoara

Fotos e Texto de Silvan Wick

Pulando para 2006, minha segunda viagem a Jericoacoara. Desta vez tirando fotos para uma revista canadense e outra alemã. A última hora da viagem através das dunas foi tão emocionante quanto da primeira vez.

Windsurfing in Jericoacoara

O vento aumentou gradativamente pela manhã, e a tarde eu saí para velejar entre as ondas e os fortes ventos..

Desta vez não havia lua, apenas os faróis que iluminavam a pista esburacada de terra e areia, que nos chacoalhava sem parar, até chegar a um trecho melhor na Praia do Preá, seguido de mais um trecho esburacado até chegar a Jericoacoara.

Chegamos no meio da noite, como da primeira vez, mas agora havia algumas luzes para nos ajudar a encontrar o caminho da pousada. Ao sair em direção à praia na manhã seguinte, logo percebí que Jericoacoara não era mais um simples vilarejo de pescadores. Já estava bem maior, com mais lojas, mais pousadas, e, olhando a mesma ampla baía, percebí que havia algumas locadoras de equipamento de windsurf.

Windsurf em Jericoacoara

Quando da minha primeira visita, havia no máximo 5 praticantes de windsurf ou kitesurf no mar de uma só vez. Agora havia uma centena ou mais durante a tarde, ficando até o pôr-do-sol, o qual chega cedo por aqui. As 18:30 já está escuro e as luzes estão acesas, para serem desligadas em torno da meia-noite.

Melhores Hotéis em Jericoacoara

Desta vez eu trouxe meu próprio equipamento, visto que pretendia passar um mês em Jeri. Após alguns acertos, resolvi armar apenas 2 velas(uma de 5.3 e a outra de 4.7) para minha prancha, uma 80L Acid, da Starboard. Eu queria explorar um pouco do litoral, tanto contra o vento como a favor do vento, velejando na sombra da grande duna.

Windsurf em Jericoacoara

Além disso, eu queria também dar umas voltas pela "La Maleada", a apenas uma curta distância contra o vento, no outro extremo de Jericoacoara. Seria melhor velejar esta praia com a maré entrante, mas antes da maré alta, quando a água chegaria ás pedras, encobrindo completamente a praia. .

O melhor lugar para largar fica na praia logo abaixo da ponta, onde é um pouco ventoso nos primeiros 100 metros. Assim que a maré enche, uma pequena onda contorna a ponta, entrando na baía e proporcionando ótimas condições para velejadores principiantes e intermediários.As ondas não são muito fortes, perdoando os erros. Estabeleci uma rotina relacionada à maré e velejava durante algumas horas após a maré começar a encher novamente, as ondas tomando corpo e proporcionando um pouco mais de impulso.


Descobrindo Jericoacoara

We would soon discover that Jericoacoara is built on sand dune with streets of sand to where the beach merges seamlessly with the village. Fotos & Texto de Silvan Wick


Eu também viera para tirar fotos dos velejadores. Assim sendo, me organizei para observar alguns dos melhores praticantes de windsurf. A tardinha era a melhor hora para conseguir as fotos mais dramáticas, mas a essa hora o sol já ia longe, dificultando meu trabalho. Foi necessário experimentar um pouco, tirando fotos de vários locais diferentes, até chegar ao ângulo certo. Foi uma desafio interessante.

Windsurfing in Jericoacoara

No final da tarde muita gente sobe a grande duna, para ver o pôr-do-sol. É uma visão espetacular. Não raro o sol parece com uma bola de fogo se pondo no oeste, mergulhando diretamente no mar, lançando sombras azuis, seguidas da escuridão. Na mesma hora os moradores se juntam aos pescadores na praia, enquanto preparam as redes para o próximo dia.

Está na hora dos aperitivos de fim de tarde, das rodas de capoeira e das churrasqueiras em preparação. Mais uma noite de diversão está começando, com boa comida num ambiente apropriado. Quem sabe o que lhe espera? Solte sua imaginação! Traga sua namorada, sua esposa, seus filhos. Aqui em Jeri tem atividades para satisfazer a todos.

silvan wick jericoacoara

Jeri fica um pouco ao sul do equador, portanto todo mundo procura uma boa sombra no meio do dia, com excessão dos velejadores e outros tipos estranhos. Os ventos logo virão, no entanto, para amenizar o calor.

As fotos das viagens de Silvan Wick podem ser vistas numa variedade de publicações internacionais. Todas as imagens nesta página são por cortesia de Silvan Wick, com todos os direitos reservados.

Mais sobre Silvan Wick: SilvanWick.com Silvan Wick.com

embratur
Ministério do Turismo
Certificado Embratur No 06.026202.10.0001-7.


Pesquisa personalizada

New! Comments / Novos! Comentários

Leave me a comment in the box below. / Deixar um comentário!



/
/
/