Praias do Litoral Leste do Ceará
Costa do Sol Nascente

Lista de Praias do Litoral Leste do Ceará

O Litoral Leste do Ceará, a costa do Sol Nascente entre Fortaleza e o estado do Rio Grande
do Norte.

PRAIA DA SABIAGUABA

É a primeira praia do litoral leste do Ceará. (17 km do centro), onde é grande a presença dos pescadores amadores, que vão à busca de pampos, gulosas, tainhas e saúnas. Sabiaguaba tem uma característica especial pela formação de lajeiros e pelo encontro de suas águas com o rio Cocó.

PRAIA DA ABREULÂNDIA

As barracas estão por toda a parte e são o chamariz do lugar. É cercada por dunas de areias claras e finas. Nessa praia estão as colônias de férias da Teleceará e da Coelce, a 18 quilômetros de Fortaleza, já no município de Aquiraz.

PORTO DAS DUNAS

Porto das Dunas litoral leste do Ceará. Nessa praia está o Beach Park, um dos mais antigos parques aquáticos do país. Além disso, as dunas lindíssimas e as paisagens trouxeram para cá uma das maiores infraestruturas turísticas do Estado. Saindo de Fortaleza, são 22 quilômetros até Porto das Dunas.

PRAINHA

A tranquilidade é a marca dessa pequena praia, que tem águas claras, coqueirais, e até uma lagoa temporária. A Prainha é conhecida também pelo comércio de artesanato típico cearense e fica a 39 quilômetros de Fortaleza.

Mapa a Costa do Sol Nascente-Litoral Leste do Ceará

Distâncias entre Fortaleza e as Praias do Litoral Leste do Ceará

PRAIA DO PRESÍDIO

O prédio, que da nome à praia e está a 49 quilômetro da capital, serviu de local para aprisionar os holandeses por ocasião da retomada da capitania do Ceará pelos Portugueses em 1654. Ali, o turista encontra mercadinhos, telepostos e quiosques à Beira–Mar.

PRAIA DO IGUAPE

Praia com mar calmo e de águas limpas, tem o cenário embelezado pela presença de dunas com areias claras. Apesar da beleza, infraestrutura é pequena. Fica a 50 quilômetros de Fortaleza.

BARRO PRETO

Com a areia de to escuro – daí o nome -, Águas calmas e coqueiros, o Barro Preto no litoral leste do Ceará, está a 52 quilômetros de Fortaleza, dispõe de pousadas com chalés e camping. Nas redondezas, o comércio de artesanato reserva boas oportunidades.

PRAIA DO BATOQUE

Distante 61 quilômetro da capital, a praia do Batuque é um lugar muito bonito e tranquilo. Nessa praia não há energia elétrica, mas as atrações naturais, como os coqueiros, o mangue e a própria lagoa, de mesmo nome, compensam o esforço do visitante.

Conheça o Litoral Leste do Ceará

PRAIA DO BALBINO

Habitada por pescadores, separa-se do mar por um manguezal. Nos períodos de chuva ou quando a maré está cheia, o mangue impede o acesso de carros à praia. Fica a 62 quilômetros da capital.

PRAIA DA CAPONGA

Reduto pesqueiro da região (distante 76 quilômetros de Fortaleza litoral leste do Ceará) formou – se pelo fluxo e refluxo da maré. Caponga oferece boa infraestrutura, como hotéis, barracas de praia e hospital, entre outros.

ÁGUAS BELAS

Com infraestrutura razoável, Águas Belas tem um mar em tom especial devido ao encontro com a foz do rio Mal Cozinhado. Ao longo desse rio é possível fazer um passeio ecológico numa pequena embarcação. Pode – se cruzar o rio e chegar até a praia da Barra Velha. Fica a 79 quilômetros da capital.

PRAIA DA BARRA NOVA

Do alto do Mirante da Duna, vale a pena acompanhar o encontro das fortes ondas que chegam à praia comas águas mansas do rio Choró. Lá de cima podem-se apreciar as dunas e os desenhos formados pela junção dás águas. Distante 75 quilômetros da capital.

Lista de Praias a Costa do Sol Nascente

MORRO BRANCO

Uma das mais procuradas da região, a praia do Morro Branco é cercada por um conjunto magnífico de falésias. É de lá que sai a areia utilizada pelos artesãos nas famosas garrafinhas de vidro. As acomodações são de boa qualidade e a praia esta a 91 quilômetros de Fortaleza. Pelo lado oeste do Morro Branco é possível ir até as praias Marina e Tabuba do Morro Branco.

PRAIA DAS FONTES

A 92 quilômetros de Fortaleza no litoral leste do Ceará, a praia das Fontes reserva ao visitantes areias coloridas, barracas e bares, além da Gruta da Mãe D, Água, esculpida numa fenda nas falésias, que tem uma fonte de água doce.

PRAIA DO DIOGO

Com alguns bares, barracas e acomodações confortáveis, a praia do Diogo ficou mais conhecida como o nome dado à lagoa que existe no local. A Lagoa da Açucena é uma homenagem à personagem interpretada pela atriz Carolina Dieckman, na novela “Tropicaliente”, filmada em 1994 na região. Está a 97 quilômetros da capital.

PRAIA DA MARAMBAIA (URUAÚ)

Chamada também de Uruaú, por ficar na vila de mesmo nome, a Marabaia guarda aspectos típicos de uma vila de pescadores. Possui um belo coqueiral e acomodações simples, mas muito confortáveis. Fica a 98 quilômetros da capital.

BARRA DA SUCATINGA

Mesmo sem infraestrutura para hospedagem (distante 108 quilômetros da capital), o mar calmo e a tranquilidade de uma vila de pescadores, com suas jangadas, proporciona ao turista um passeio gostoso.

PRAIA DOS ARIÓIS

Depois de 114 quilômetros a partir da capital, chega – se até Ariois, considerada por muitos como uma espécie de Canoa Quebrada dos anos 60. Ariois é uma dessas praias ainda não foram descobertas pela percolação imobiliária.

PRAINHA DO CANTO VERDE

Um reduto ecológico: assim é a Prainha do Canto Verde, onde não há energia elétrica, apenas cata – ventos e alguns pontos com energia solar. A cada mês de novembro, pescadores da região saem com as velas temáticas na defesa da fauna e da flora brasileira. Fica a 121 quilômetros de Fortaleza litoral leste do Ceará.

Mapa da Costa do Sol Nascente

Praias do Litoral Leste do Ceará

Distâncias entre a Capital e as Praias a Costa do Sol Nascente

PRAIA DO PARAÍSO

O nome, de grande responsabilidade, deveu – se ao aspecto incomum da praia. Nela, dois braços oriundos da lagoa do Córrego do sal e da lagoa da Correia criaram um ambiente exótico. Fica a 125 quilômetros da capital.

PRAIA DE PARAJURU (BARRINHA)

Com boa estrutura de restaurantes, pousadas e quiosques à beira mar, Parajuru está a 127 quilômetros de Fortaleza. Sem a presença de vegetação na praia, sua área é bastante solta.

PRAIA DA GAMBOA

Chega–se a Gamboa depois de percorrer 129 quilômetros (litoral leste do Ceará). Uma praia totalmente sem estrutura que, às vezes, tem uma ou outra barraca atendendo aos visitantes. O mangue que há ali serve de alimentação para as garças da região.

.

PONTAL DE MACEIÓ (136 km)

O Pontal de Maceió é uma praia que fica localizada no município de Fortim é uma vila de pescadores que é muito conservada pelos moradores da região tem cavernas naturais esculpidas pelo mar, próxima da cidade pode-se chegar à pequena praia das agulhas para os amantes de kitesurf tem uma escola que foi aberta recentemente perto das barracas. Pontal de Maceió tem uma infraestrutura turística com bares, restaurantes, barracas de praia e a Praça Central para visitar. Tem um hotel de luxo próximo a Beira Mar para poder apreciar a maravilhosa vista do mar.

Conheça a Costa do Sol Nascente

CANTO DA BARRA (141 km)

Localizada a 1.500 metros do Rio Jaguaribe a praia Canto da Barra é um pouco desconhecida para a maioria dos visitantes com águas claras e calmas o vento se torna ótimo para a prática de esportes na água, um dos melhores lugares no litoral leste do Ceará para a prática do kitesurf.

Praia bastante plana, sem coqueiros, mas com muitas barracas e jangadas, que fica a 143 quilômetros da capital. Lá pode – se conhecer a Pedra do Suspiro da Baleia, que com a maré cheia esguicha água. Outra opção é conhecer o farol, que também serve de mirante.

FORTIM (148 km)

Fortim é uma cidade com várias praias bonitas e de boa infraestrutura, mais as principais praias é a praia Pontal de Maceió as praias mais frequentadas pelos moradores e os turistas da cidade é a praia Canto da Barra e Praia das Agulhas com barracas e água de coco deliciosa.

PRAIA DE CANOA QUEBRADA

Escondida atrás de altíssimas dunas, Canoa Quebrada 164 km da capital, uma das praias mais badaladas do litoral leste do Ceará, só foi descoberta há pouco mais de 40 anos. Conta-se que médicos franceses que atendiam nos arredores e hippies italianos foram os primeiros a chegar ao local. O nome surgiu depois que o navegador Aires da Cunha bateu seu barco nos corais da praia, o abandonado, quebrado. Esculpida numa falésia avermelhada, está o símbolo de Canoa: uma meia-lua com uma estrela no centro, que esta desgastada pelo tempo, mas ainda reproduzida pelos artesãos do lugar. Como um cenário natural mais dos mais atraentes, com coqueirais, dunas, falésia avermelhadas, além de um mar esverdeado repleto de jangadas rústicas, Canoa Quebrada viu sua infraestrutura crescer muito.

Praias do Litoral Leste do Ceará

Praia de Canoa Quebrada (Litoral Leste do Ceará)

No inicio não havia energia elétrica. Hoje, os acessos à praia são asfaltados e as opções de lazer das mais variadas, indo do aluguel de buggy e pousadas confortáveis até os bons restaurantes. Na rua principal, Broadway, acontece toda a animação. A vida noturna é agitada e não tem hora para acabar. A presença dos turistas, muitos estrangeiros, está em todos os lugares. Nos restaurantes, por exemplo, o cardápio tem versões em vários idiomas. Por sua beleza, Canoa Quebrada já foi cenária de diversas produções artística. Recentemente, o cineasta Fábio Barreto rodou ali as cenas do filme “Bela Dona”, que conta com a participação da atriz cearense Florinda Bolkan. Anualmente, ocorre ali o festival de música “Canoa em Canto”.

PORTO DE CANOA

A praia de é uma bela construção entre as dunas de areias finas e um mar sedutor. Dispõe de lojas de conveniências e suvenires e de construções em estilo mediterrâneo. Porto Canoa está a 164 quilômetros da capital.

Praias do Litoral Leste do Ceará

PRAIA DA MAJORLANDIA

Majorlândia, que fica a 165 quilômetros da capital, destaca-se pela significativa infraestrutura. Mas é na época do carnaval que a praia se enche de foliões.

PRAIA DA QUIXABA

Servida por diversas barracas, é das falésias que se pode avistar a imensidão do mar. Numa dessas falésias a atriz cearense Florinda Bolkan construiu sua casa de veraneio. Fica a 166 quilômetros da capital no litoral leste do Ceará. De lá o viajante tem acesso à praia de Tapera.

LAGOA DO MATO (172 km)

Com dunas e coqueirais a perder de vista, ainda é considerado uma região selvagem. Procurada por mergulhadores que gostam de uma aventura, ou para quem quer relaxar com águas claras e calmas perfeita para o banho. Também pode curtir e apreciar ás fontes de água minerais e a beleza das grutas.

FONTAINHA

Com dunas e coqueirais, a praia é propriedade particular, embora a entrada velha sendo permitida. A inclinação do terreno, que dá acesso à praia, dificulta a chegada. Fica a 182 quilômetros da capital.

Mapa do Litoral Leste do Ceará

PRAIA DO RETIRINHO

Está a 184 quilômetros da capital. Pare e observe uma vista de verde do mar com duas enseadas, com destaque para paredão vermelho da Ponta Grossa, e aproveite para conhecer Retiro Grande.

RETIRO GRANDE (186 km)

Retiro Grande é uma praia que está localizada entre os municípios de Icapuí e Aracati é uma praia pouca conhecida entre os visitantes.

PRAIA DA PONTA GROSSA

Rústicos e mouros ainda vivem no lugar. Alguns acreditam que o espanhol Vicente Pizón esteve no lugar antes mesmo de Cabral. A praia é isolada e não conta com nenhum tipo de infraestrutura, mas a beleza de sua enorme pedra de barco vermelho vale qualquer esforço. Fica a 190 quilômetros da capital. Os moradores da Ponta Grossa estão se organizando para melhor receber os turistas. Os moradores da Ponta Grossa estão se organizando para melhor receber os turistas.

PRAIA DE REDONDA

Falésias, vegetação e um mar de águas cor de esmeralda constituem a praia Redonda, que está a 200 quilômetros da capital. No local há pousadas, bares e simples restaurantes.

Distâncias entre Fortaleza e as Praias do Litoral Leste do Ceará

PRAIA DA PEROBA

A calmaria toma conta do lugar. O acesso à praia é feito por uma descida toda em pedra, margeada por coqueirais e falésias, que depois transforma – se em rua de areia. Fica a 202 quilômetros de Fortaleza, litoral leste do Ceará.

PRAIA DOS PICOS

Vista de cima, a praia parece desabitada, tem – se a impressão de que apenas a natureza trabalhou por ali. Os arrecifes ornamentam o mar quando a maré baixa e as falésias dão cor especial a este lugar, que está a 204 quilômetros de Fortaleza.

PRAIA DE BARREIRAS

A pequena praia de Barreiras é habitat de algas marinhas e boas para o surf. A areia é fofa, com dunas e vastas presenças de coqueiros. Oferece ao visitantes pousados e bons restaurantes. Fica a 206 quilômetros da capital.

MUTAMBA

Praia de ondas fracas, com imensos bancos de areia. Tem também dunas coloridas, como as amarelas, vermelhas e cinzas, e é ideal para as famílias. Fica a 209 quilômetros da capital.

Conheça a Costa do Sol Nascente-Litoral Leste do Ceará

PRAIA DE QUITÉRIAS

Se não fossem as águas da Barra Grande, a praia de Quitérias seria uma grande extensão de Raquenguela. A topografia é praticamente a mesma, de que a diferencia é uma grande faixa plana e desértica além de um coqueiral. Barracas e pousadas funcionam em períodos de irregulares. Fica a 211 quilômetros da capital.

PRAIA DE TREMEMBÉ

A praia é uma das movimentadas desse pedaço do litoral leste do Ceará e está a 214 quilômetros de Fortaleza. Não há hospedagem, mas é possível coseguir casas para alugar. Tremembé oferece bons bares, que também servem refeições.

PRAIA DE REQUENGUELA

A força e a braveza do mar podem ser sentidas nessa praia. Além disso, a formação de recifes também pode causar problemas ao banhista. O caminho até a praia não é dos mias fáceis, e muitas vezes é preciso transpor areias alagadiças. Mas o obstáculo não deve tirar o ânimo e nem diminuir a curiosidade do visitante. Fica a 216 quilômetros da capital litoral leste do Ceará.

PRAIA DE MELANCIAS

Uma das praias mais próximas da divisa com Rio Grande do Norte, Melancias tem um mar de ondas leves e areia plana. Uma grande areia de coqueiros está em toda a expansão da praia, que fica a 220 quilômetros da capital.

Lista de Praias do Litoral Leste do Ceará

PRAIA DE PEIXE GORDO

O cenário é de uma vila de pescadores, mas que também tem algumas casas de varão. O mar é manso e a praia está a 222 quilômetros da capital.

PRAIA DE MANIBU

Em Manibu, há um processo de embranqueci – mento da areia da praia, que ganha destaque visual com as águas da Barrinha do Arrombado. Algumas barracas tentam chamar a atenção dos recém- chegados. Fica a 224 quilômetros de Fortaleza.

PRAIA DO CEARÁ

A última praia do estado está a 227 quilômetros da capital e vive cercada de grande movimentação de veículos e de pessoas. Uma enorme ponta de pedra serve de limite entre os Estados do Ceará e do Rio Grande do Norte. As organizações da hospedagem e da alimentação são belos atrativos.

Mapa Praia do Ceara

Lista de Praias do Litoral Oeste do Ceará
Entre Fortaleza e o Estado do Piauí



Conheça as Praias do Ceará no Litoral Leste!

Para entre em contato ou mais informações:
reservas@fortalezabeaches.com

Atendimento pelo telefone:
Fixo 55 (85) 4141 2416 Oi 55 (85) 8656 6261 Tim / Whatsapp 55 (85) 9798 1092



embratur
Ministério do Turismo
Certificado Embratur No 06.026202.10.0001-7.






Pesquisa personalizada

New! Comments / Novos! Comentários

Leave me a comment in the box below. / Deixar um comentário!



/
/
/