A História de Canoa Quebrada

O vilarejo de Canoa Quebrada era habitada por pescadores nativos quando foi descoberto acidentalmente em 1650 por Francisco Ayres da Cunha.

Vista histórica, Canoa Quebrada e Estevão

Vista histórica da praia entre Canoa Quebrada e Estevão.

O navegador português pretendia parar em Aracatí para consertar seu barco, quando por acaso encontrou o vilarejo de pescadores, apropriadamente chamada de Canoa Quebrada.

Nascido em Canoa Quebrada em 1839, Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, foi o primeiro a exigir a libertação dos escravos no Ceará, interditando o porto de Fortaleza em protesto.

Feast of St. Peter Canoa Quebrada

Procissão da Festa de São Pedro (anos 1980)

Vista Global de Canoa Quebrada

Restaurantes, Bares e Vida Noturna de Canoa Quebrada


Canoa Quebrada Broadway 1980

Festas Juninas na Broadway (anos 1980).

O vilarejo, que tinha aproximadamente 800 habitantes em 1981, já estava com mais de 4.000 habitantes no censo de 2007.

Festa de São Pedro de Canoa Quebrada

Na praia, durante a Festa de São Pedro (anos 1980)

Adolfo Alves dos Santos

Adolfo Alves dos Santos, o Seu Adolfo, fazendo tapioca em Canoa Quebrada. Seu Adolfo(21/agosto/1919-6/novembro/2000) deixou sua marca na história de Canoa Quebrada.

Foi o primeiro nativo a receber turistas em sua casa, onde oferecia pratos tradicionais preparados em forno a lenha.Todos indicavam Seu Adolfo aos visitantes, visto que ele era o único que oferecia refeições e hospedagem.

adolfo alves dos santos

Da esquerda para a direita, em foto de 1968, estão Nizete Alves dos Santos, nascida em 23 de setembro de 1952, Marineide Rocha Freire e Nirlete Alves dos Santos, nascida em 20 de novembro de 1951.

Nizete e Nirlete, lembrando que a foto foi tirada por Narciso Kalili e Luigi Mamprin, numa visita que fizeram à Canoa Quebrada quando Nizete tinha 16 anos, a qual foi publicada na Revista Realidade no. 2. Os 2 viajantes foram entre os primeiros estrangeiros a visitar o vilarejo.

adolfo alves dos santos

Da esquerda para a direita, Nizete e Nirlete, filhas de Seu Adolfo Foto de Gerardo Simonetti durante entrevista em 2010.

Francisco Fernandes Pinto Canoa Quebrada

Francisco Fernandes Pinto(15 de Março de 1916 – 19 de setembro de 1990),

Francisco Fernandes Pinto, Canoa Quebrada o Chico Elizário, foi o primeiro nativo a fazer jóias e outros artesanatos com a lua nova e a estrela, hoje considerados símbolos de Canoa Quebrada.

Símbolo de Canoa Quebrada

Francisco Fernandes Pinto e Carlos Limaverde esculpiram o símbolo de Canoa Quebrada na descida para a praia.

Após ser redescoberta pela indústria cinematográfica francesa, Canoa Quebrada se tornou popular entre os hippies durante os anos 1970, seguidos pelos mochileiros na década de 1980.

restaurante Bicho de Pé, Canoa Quebrada

O restaurante tradicional "Bicho de Pé" e a casa de Andreza.

Os primeiros visitantes em Canoa Quebrada se hospedavam nas casas dos nativos, que os recebiam amavelmente. Muitos voltaram definitivamente, para se estabelecer e criar suas famílias neste local mágico.

Juracy Montenegro

Juracy Montenegro (Artista - Músico) nascido em 26 de outubro de 1960, em
São Bernardo do Campo - SP

Juracy Montenegro descobriu a magia de Canoa Quebrada no início da década de 1980. Durante os próximos 15 anos ele voltou inúmeras vezes para pintar, esculpir e fazer sua música. Em 1991 Montenegro voltou para ficar. Sua arte decora as paredes de mansões, restaurantes e pousadas de Canoa Quebrada. Ele também apresenta sua música ao vivo nos hotéis, restaurantes e clubes de Canoa Quebrada.

 História de Canoa Quebrada

Pôr-do-Sol nas Dunas - Canoa Quebrada (fevereiro/1997)    Photo:  Foto: Gerardo Simonetti

A estrada de acesso a Canoa Quebrada foi asfaltada em 1995, tornando o local mais acessível àqueles que preferem explorar com maior conforto. Broadway, a rua principal, recebeu uma calçada de pedra portuguesa em 2003.

Canoa Quebrada, hoje conhecido no Brasil todo, se tornou também um destino internacional. Os turistas vem do mundo todo para curtir suas praias e esportes aquáticos, a qualquer época do ano.

Este antigo e pitoresco vilarejo de pescadores tem atualmente mais de 100 pousadas e restaurantes. O incremento de visitantes nos últimos 15 anos tem causado preocupações referente ao meio ambiente e a proteção das belezas naturais da região, com algumas das mais singulares e espetaculares paisagens do nordeste brasileiro, entre suas praias nativas, lagoas rodeadas de imponentes dunas de areia e seus penhascos multicoloridos.

Em 1998, 70 mil hectares, entre Porto Canoa, a oeste, e o Rio Jaguaribe, ao norte, foram incluídos numa área de proteção ambiental, protegidos por lei federal.

Por favor entre em contato com Gerardo Simonetti(FORTALEZABEACHES.COM), caso tenha alguma informação interessante referente a História de Canoa Quebrada.


Pesquisa personalizada

New! Comments / Novos! Comentários

Leave me a comment in the box below. / Deixar um comentário!



/
/
/