PONTOS TURÍSTICOS DE FORTALEZA

Conheça os Pontos Turísticos de Fortaleza!

Ponte dos Ingleses Iracema Fortaleza

PONTE DOS INGLESES

Ponte dos Ingleses. Praia de Iracema no fim da rua dos Cariris. O mais visitado dos pontos turísticos de Fortaleza. Construído em Dezembro 1902,um dos mais belos por do sol na cidade pode ser apreciado aparte daqui.Uma pequena galeria de arte e um observatório marinho estão localizados na ponte,onde golfinhos podem ser vistos especialmente no período da manhã.

FEIRA DE ARTESANATO DA AVENIDA BEIRA-MAR

Feira de Artesanato da Avenida Beira Mar. Avenida Beira-Mar em frete ao Oasis Atlântico e Praiano Hotel Meireles todos os dias das 15 ás 23h. Em pleno calçadão de um dos locais mais badalados de Fortaleza, 626 artesãos vendem confecção, rendas, comidas típicas, garrafinhas de areia, quadros, bordados, telhas em madeira, redes,objetos em barro e outras formas de artesanato. Lá podem-se ver os artesãos em ação, trabalhando em seus produtos.

Estatua de Iracema Guardia

ESTÁTUA DE IRACEMA GUARDIÃ

Estátua de Iracema Guardia. Localizada no aterro , avenida Beira Mar, praia de Iracema, Fortaleza- Ceará. A Estátua Iracema Guardiã foi inaugurada em 1996 pelo artista Zenon Barreto. Mostra uma índia como se estivesse em posição de guerra segurando um arco e olhando para o mar. Após ser atacada por vândalos ficou totalmente destruída e foi restaurada pela prefeitura no ano de 2012.

Os principais Pontos Turísticos de Fortaleza!

MERCADO CENTRAL

Mercado Central. Rua Alberto Nepomuceno, 199 Centro de Fortaleza aberto de Segunda a Sexta das 8 ás 18h; Sábado até ás 14h; Domingo até as 12h. Inicialmente projetado para comércio de frutas e verduras-atividade que acabou não acontecendo devido ao clima quente que não permitiu a conservação adequada dos alimentos –o mercado central foi inaugurado em 1931 num espaço de 1.200 metros quadrados são 4 andares e mais de 500 lojinhas que se tornaram local de exposição do artesanato.

Mercado Central Fortaleza

Lá tem de tudo um pouco e os preços são acessíveis . Artigo em couro, sandálias, chapéus , bolsa e malas-, rendas e bordados em roupas, peças de cama, mesa e banho, rendas, jangadas em miniatura, camisetas, joias em ouro 18 quilates, bijuterias e imagens de santos. Bebidas e comidas típicas também fazem parte dos produtos á venda. Entre eles cachaças licores – como o do jenipapo -, castanhas e doces de caju. Como possui rampas, além das escadas, é fácil e agradável andar pelo local, bastante ventilado. Mais se a intenção for realmente compra , reserve algumas horas, ande bastante e não deixe de pesquisar o preço.

CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema (próximo á Biblioteca pública e á rua Monsenhor Tabosa). Aberto de terça a sexta, das 8:30 ás 21:30h; sábado e domingo., das 2:30 ás 21:30h. Fecha as segundas- feiras. O maior centro cultural do estado do Ceará foi inaugurada em agosto de 1998 e está dotado do uma infraestrutura completa de lazer e arte. Temo como objetivo democratizar o acesso da população á cultura, gerar novos empregos e movimentar o mercado turístico cearense. Num majestoso complexo arquitetônico, ocupando uma área de 30.000 metros quadrados, estão as atrações como o Memorial da Cultura Cearense, museu de arte, cine-teatro (com 267 lugares ), anfiteatro (com 840 lugares ), auditório (com 120 lugares ) e oficinas de arte, todos já em funcionamento. Na segunda fase de Dragão do Mar deverão ser inaugurados dois cinemas, com capacidade para 113 e 173 lugares, respectivamente, planetário, biblioteca, livraria, restaurante, cafeteria, uisqueria, lanchonete e salas de aula para cursos de cinema, teatro, design e dança.

Centro Dragao do Mar

No Memorial da Cultura Cearense, o visitante encontra um painel da alma do Ceará. Composta por quatro segmentos – fé, inventividade, a vida e a alegria – a mostra “Admiráveis Belezas do Ceará ou o Desabusado Mundo da Cultura Popular” apresenta a história cultural do estado e seu povo por meio de objetos e obras de arte popular com bordados, quadros, xilogravuras e cerâmicas. Podem ainda ser vistas curiosidades como a célebre rabeca do Cego Oliveira, rabequeiro da feira de Juazeiro, os bonecos de mamulengo de Pedro Boca Rica e os instrumentos da Banda Cabeçal. Já o Museu de Arte de Ceará tem no acervo permanente obras de dois dos maiores artistas plásticos cearenses: Raimundo Cela e Antônio Bandeira. As coleções reúnem técnicas como pintura a óleo, têmperas e desenhos a nanquim e a carvão, num total de 16 obras de Bandeira e 18 de Raimundo Cela.

Reserve seu City Tour-Pontos Turísticos de Fortaleza
Os Pontos Turísticos de Fortaleza mais procurados
pelos visitantes!

FORTALEZA DE NOSSA SENHORA DE ASSUNÇÃO

Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção. Avenida Humberto Nepomuceno, Centro de Fortaleza. Em frente ao Mercado Central Visitas diariamente, das 8 ás 16h. Idealizado e construído por Matias Beck em 1649, durante a invasão holandesa – foi batizado de Forte Schoonrnborch. Tomado pelos portugueses seis anos depois, recebeu o nome atual – Nossa Senhora de Assunção, padroeira da cidade. Reconstruído em 1817 da décima Região Militar. A cidade teve seu nome em função da Fortaleza, que guarda até hoje a cela onde ficou presa Bárbara de Alencar, mãe do escritor José de Alencar.

CATEDRAL METROPOLITANA

Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana. Praça da sé Centro de Fortaleza ao lado do Mercado Central. Em estilo eclético, com a predominância de elementos góticos foi construída entre os anos de 1937 e 1963. Inspirada na catedral da cidade alemã de Colônia, tem duas torres com 75 metros de altura. Acomoda 5 mil pessoas. Inaugurada em 1978, possui vitrais coloridos uma das maiores atrações da catedral.

CENTRO DE TURISMO / ANTIGA CADEIA PÚBLICA

Antiga Cadeia Pública. Rua Senador Pompeu, 350, Centro de Fortaleza aberto de segunda a sexta dás 8 ás 18h sábado 8 ás 14h. Um dos primeiros edifícios públicos a atender as modificações impostas pela Legislação Penitenciária Imperial. As obras foram iniciadas em 1850 e concluídas em 1966. Tem linhas clássicas e formas claras e simples. Atualmente, abriga o Centro de Turismo do Estado, com lojas de artesanato, Museu de Minerais e o Museu de Arte e Cultura Populares. São 104 lojas que oferecem confecções, artigos de couro, objetos em madeira e outras variedades de peças artesanais.

MUSEU DO CEARÁ

Museu do Ceará. Rua São Paulo 51, Praça General Tibúrcio, Centro (Palácio Senador Alencar). Aberto de quarta a sexta, das 8h30 ás 17h30; sábado, das 8h30 ás 14h30; domingo, das 14 ás 17h. O palacete Senador Alencar foi concluído em 1871 e ao longo de sua história abrigou entidades como a Assembleia Provincial, o Liceu do Ceará, a Faculdade de direito, o Tribunal Regional Eleitoral e a Academia Cearense de Letras, até que em 1933 passou a abrigar o Museu Histórico do Ceará e, em 1951, recebeu a denominação Museu Histórico e Antropológico do Ceará. Tombado como patrimônio histórico pelo governo estadual em 1973, foi restaurado e, em 1990, passou a se chamar Museu do Ceará.

Museu do Ceara

Seu acervo é composto por 5.830 peças distribuídas por diversas coleções: paleontologia, armaria, pintura, etnografia e antropologia indígena, arqueológica, porcelana, artes visuais, mobiliário, objetos de adorno, de devoção pessoal, de castigo / penitenciária , documentos e livros raros que contam a evolução do estado do Ceará. O museu passou por uma grande reforma em 1998, com exposição de longa duração “Terra da Luz e Ceará Moleque Que História é essa?” Climatização entre 27 e 28 graus, iluminação especial, recuperação de peças, apresentação do quadro “Fortaleza Liberta” e o labirinto cultural, montado para contar a história do Ceará. Também oferece exposições temporárias individuais, coletivas ou temáticas, com duração de dois meses, desenvolve curso na área de artes plásticas e de preservação de patrimônio e é dotado de uma biblioteca, a Carlos Studart, com um acervo de livros relacionados à literatura.

Os Pontos Turísticos de Fortaleza mais interessantes!

PRAÇA GENERAL TIBÚRCIO (PRAÇA DOS LEÕES )

Praça General Tibúrcio: Entre as ruas Senador Madureira General Bezerril, São Paulo e Guilherme Rocha, no Centro de Fortaleza. Construída em 1817, foi batizada em homenagem a um general cearense que participou da Guerra do Paraguai. O destaque fica para as estátuas de bronze dos leões, trazidas de Paris no inicio deste século. Junto com a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, palácio da luz e a antiga Assembleia Provincial, formam um importante conjunto arquitetônico.

TEATRO JOSÉ DE ALENCAR

Teatro Jose de Alencar

Teatro José de Alencar. Praça José de Alencar Centro de Fortaleza. Os trabalhos de construção do Teatro José de Alencar tiveram início em 1908 e só foram concluídos dois anos mais tarde, em Junho de 1910. Encravando em pleno cetro da cidade tem fachada em estilo neoclássico e frontaria art noveau. Seu corpo foi construído todo de ferro e aço fundidos, trazidos da Escócia. O teto de madeira foi pintado a mão e, em seu centro, uma abóbada com 97 lâmpadas ilumina shows, peças teatrais, concertos e espetáculos de dança, que podem ser vistos de um dos seus três pavimentos: térreo – onde fica as frisas -, camarotes e torrinha. Com capacidade para cerca de 800 pessoas, foi tombado pelo patrimônio Histórico em 1964 devido a sua grande riqueza artística e importância cultural.

MAUSOLÉU PRESIDENTE MONTE CASTELO BRANCO

Mausoléu Presidente Monte Castelo Branco. Avenida Barão de Studart, 505, Aldeota. Aberto diariamente, das 8 ás 19h. Situado no Palácio da Abolição, antiga sede do Palácio Estadual, abriga os restos mortais do ex-presidente Humberto Castelo Branco, e sua esposa, Argentina Castelo Branco, bem como alguns objetos pessoais e documentos do general.

Conheça os Pontos Turísticos de Fortaleza!

ESTÁTUA DE IRACEMA

Estatua de Iracema Fortaleza

Estátua de Iracema. Avenida Beira – Mar, praia do Mucuripe. Homenagem á obra do escritor cearense José de Alencar, a estátua retratada a índia, com a flecha na mão olhando para Martinho, o guerreiro português, sentado á sua frente, tendo nos braços o filho Moacir, símbolo da miscigenação do índio com o branco. O monumento foi erguido no cais do porto, onde Iracema esperava seu amor voltar.

FAROL DO MUCURIPE

Farol do Mucuripe. Avenida Vicente de Castro, Mucuripe. Aberto diariamente das 8 às 18h. Inaugurado em 1846, foi erguido por escravos e dedicado à sua princesa Isabel. Cercado por um sistema de ameias permaneceu em funcionamento por 111 anos, sendo desativado em 1957. Em 1982, passou por um processo de restauração e foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal. Abriga o Museu de Fortaleza, mais conhecido como Museu do Farol.

Mais informações dos Pontos Turísticos de Fortaleza aqui....

Reserve seu City Tour-Pontos Turísticos de Fortaleza!

Para fazer sua reserva ou mais informações entre em contato:
reservas@fortalezabeaches.com

Atendimento pelo telefone:
Fixo 55 (85) 4141 2416 Oi 55 (85) 8692 6264 Tim / Whatsapp 55 (85) 9724 4111



embratur
Ministério do Turismo
Certificado Embratur No 06.026202.10.0001-7.






Pesquisa personalizada

New! Comments / Novos! Comentários

Leave me a comment in the box below. / Deixar um comentário!



/
/
/