São Francisco de Canindé Ceará

Sao Francisco de Caninde Ceara

São Francisco de Canindé Ceará. Cidadezinha calorosa! De gente sofrida! Movida pelo calor humano, pelo amor e pela fé dos romeiros por São Francisco das Chagas. Canindé tem 71.235 habitantes (est. 2000). Fica a 108 km de Fortaleza e localiza-se na área central do sertão do Ceará.

Sobre a história de Canindé, sabe-se que o português Francisco Xavier de Medeiros, sargento-mor, que morava às margens do Rio Canindé, foi quem construiu a capela de São Francisco das Chagas. Iniciou a construção em 1775 e só a concluiu em 1796.

Caninde Ceara

E a imagem que alí se encontra de “São Francisquinho”, como era conhecida, ele a trouxe de Portugal. Etimologicamente, o nome Canindé pode significar "teu seio", "tua cama" e "teu manto".

Então, nem precisa dizer por que as pessoas que ali visitam se sentem em casa, é como se elas encontrassem o conforto para a alma e esperança de suas preces serem atendidas.

 

Em Canindé, todos choram no colo de São Francisco, e assim, conseguem dormir tranquilos, se sentindo protegidos pelo seu manto, e aliviados da sua dor.

A festa de São Francisco é um espetáculo de devoção que mobiliza milhares de peregrinos de todo o país.

Esta peregrinação é considerada a segunda maior do mundo, perde somente para a peregrinação destinada a Assis, na Itália.

Caninde Ceara

Os fiéis demonstram sua fé com expressões religiosas típicas do nordeste, em procissões, por exemplo, e agradecem o pedido atendido por meio de objetos artesanalmente construídos de madeira, com o intuito de pagar promessas ou seus votos feitos ao santo milagroso, e muitos vão só para sentir a energia dessa fé com mais intensidade.

Os moradores da cidade abrem suas portas para receber seus visitantes com alegria. Quem conhece volta, e quem não volta fica na lembrança, nunca esquece.

Vocês que visitam Canindé Ceará, não deixem de participar da romaria ao Santuário de São Francisco e das celebrações em homenagem ao santo que acontecem no anfiteatro da Praça do Romeiro.

Na praça você ainda pode visitar o museu, o zoológico e o parque ecológico. Na cidade você vai encontrar o artesanato com artigos religiosos como terços,fitas, medalhas, velas e imagens.

Sao Francisco de Caninde Ceara

Ao ar livre, no anfiteatro é apresentado o espetáculo "Francisco: o homem que se tornou santo."

A arte e a cultura popular tradicional de Canindé ainda se mantém viva, muitas vezes pelo próprio esforço dos artistas que ali vivem, o canindeense Magno Calixto é um exemplo disso. Ele realiza trabalhos há 10 anos com seu Grupo Xiquexique passando por muitas dificuldades e desafios, mas não desiste.

Caninde Ceara

Ele é professor em Canindé, nas horas de folga ensina teatro, canta, dança. A noite faz shows de danças folclóricas e, além de tudo, cria os shows e seus próprios figurinos, monta o cenário e, tem mais, é o motorista do grupo. Leva todo mundo na sua própria Kombi. Magno Calixto não é só um exemplo de vida, é também um exemplo de amor a arte.

Confiram no blog: XIQUEXIQUE

Sao Francisco de Caninde Ceara

Basílica de São Francisco de Canindé Ceará



Pesquisa personalizada

New! Comments / Novos! Comentários

Leave me a comment in the box below. / Deixar um comentário!



/
/
/
Traslados Fortaleza
Passeios de Fortaleza
Contato