Praias de Beberibe

O município de Beberibe tem 54 km de litoral e todas as praias são de uma beleza natural indescritível e incomparável. A natureza parece estar inspirada, sempre renovando o cenário das Falésias e surpreendendo a todos que passam por lar.

vista aereo beberibe

                             Praia das Fontes                 

Provavelmente, o tempo de sua estadia na cidade se tornará pouco para conhecer todos os lugares detalhadamente, fazendo com que você tenha vontade de voltar e explorar tudo novamente.

O local é apropriado para todos os tipos de turistas,desde o mochileiro, grupos ou família e até mesmo aquele mais exigente, pois dispõe de uma rede de hotéis com infra-estrutura internacional.

Das Praias de Beberibe as que mais se destacam são a Praia das Fontes e Praia de Morro Branco, contornadas pelo Monumento Natural das  Falésias.

praia do morro branco

No artesanato, além das rendas e cerâmicas, é possível adquirir uma  amostra dos labirintos das falésias em miniaturas de garrafas.

Com areias coloridas, onde os artesãos locais descrevem minuciosamente toda beleza das Praias de Beberibe.


        Foto: Praia de Morro Branco

beberibe artesenatos

Ainda, nas Praias de Beberibe tem as Praia de Uruaú, Praia de Tabuba, Sucatinga, Praia dos Anjos, e outras, cada qual mais interessante que a outra. Tem delas que é até deserta e outras que são ainda preservadas por nativos.

Atualmente, a cidade dispõe de uma boa infra-estrutura para atender a seus visitantes. Pelas principais praias de seu litoral há varias opções de barracas, pousadas e restaurantes de qualidade.

Todas elas são lindíssimas, e as citarei uma a uma, com fotos, hotéis e restaurantes em destaques.


Praia de Morro Branco

Somente a 5km de Beberibe. A Praia de Morro Branco é Internacionalmente conhecida por seu exuberante labirinto de falésias que ficam por toda a beira mar, das quais estão sujeitas à erosão do vento e das águas.

A praia é composta por areias coloridas devido à variação das camadas das falésias. Aqui é onde se destaca o Parque Nacional das Falésias.

Click aqui, para mais informações da  Praia de Morro Branco.

Praia das Fontes 

Localizada a 87 km da capital cearense, o mar é calmo e areias branquinhas.
A Praia das Fontes é habitada por uma colônia de pescadores.

buggy ride praia das fontes

Na praia tem ótimos hotéis e um resort, também é rodeada por dunas e falésias coloridas, por onde flora fontes de água doce e entre suas dunas fica a Lagoa  da Uberaba, da qual é retirada a água para o abastecimento do município.


Entre os atrativos do local tem os passeios de buggy pelas dunas que foram cenários de filmes com o humorista cearense Renato Aragão, incluindo praticar skibunda nas dunas (sandboard), conhecer a Gruta da Mãe D’Água, conhecida como Gruta da Açucena, onde a atriz Carolina Dieckman fez cenas da novela “Tropicaliente” , em 1994, ir as fontes de água doce, rejuvenescedora, segundo os nativos, e o passeio na Lagoa do Uruaú.

Para todos os passeios, dê preferência aos motoristas de buggy credenciados que ficam em frente ao Hotel Parque das Fontes.

Praia do Uruaú

Próxima a Praia das Fontes, onde fica a Lagoa do Uruaú, que é uma das maiores do Estado. O local é muito visitado por praticantes de esportes aquáticos com Jet ski, lancha e esqui aquático.

vista praia do uruaru

A lagoa é cercada por lindas casas de veraneio. À beira da Lagoa do Uruaú tem barracas com peixe, e frutos do mar frescos, servidos juntamente com bebidas bem geladas.

A praia é ótima para a prática de mergulho, no Canal do Uruaú e nos naufrágios dos navios Siqueira Campos e dos Remédios.

Praia de Tabuba

Locaeliza-se após Morro Branco, nos limites de Beberibe com Cascavl, se finalizando na margem direita do Rio Choró. A Praia da Tabuba tem areias claras um belíssimo mar. Com as cheias do rio, formam se grandes ondas, é um fenômeno chamado “pororoca”, provocada pelo encontro do Rio Choró com o mar.

Barra do Sucatinga

Nesta barra abriga uma colônia de pescadores que vivem somente da pesca. Fica a aproximadamente a 7km da entrada de Beberibe. É uma praia de beleza indescritível, mar de águas mansas e límpidas, e dunas com areias soltas. O mirante do local fica no alto de uma duna sobre as falésias.

Praia dos Anjos

A praia dos anjos fica na Sucatinga, à 7km da entrada do Município de Beberibe. Onde foi o cenário para programa da Rede Globo (No Limite). Para quem gosta de passeios nas dunas, esse é um excelente local, tanto com buggy, como Off Road ou MotoCross.


Prainha do Canto Verde

Não é um local muito turístico, pois não é muito explorada. A praia é um, com uma vila de pescadores entre dunas, coqueirais e lagoas. Nela fica a sede do Fórum dos Pescadores do Litoral Leste.
Os pescadores do local são conhecidos por sua luta na preservação desta belíssima praia. Quatros jangadeiros fizeram protestos contra a pesca predatória, em 1993, e para isso tiveram que viajar para o Rio de Janeiro numa jangada (SOS Sobrevivência).


Praia do Paraíso

Essa é uma praia totalmente deserta, situada entre o sangradouro da
Lagoa Córrego do Sal e onde sangra a Lagoa do Correia. O mar tem
ondas fortes, provavelmente, difícil de tomar banho, mas o pôr-do-sol
na Lagoa de Paripueiras, que fica na praia do paraíso é incrível.

Praia do Diogo

Praia onde se reiniciam as falésias. Sua comunidade sobrevive diretamente
da utilização de seus recursos naturais ou do turismo. Na Praia do Diogo
existem bicas de água doce que surgem a poucos metros do mar.


Praia do Parajurú

Praia muito tranqüila para descansar, com o mar de ondas fortes e água é bem limpa. O local é bom para quem gosta de pescar.
 

Praia dos Ariós

Praia limpa de águas mansas, coqueiros, próximo fica a Lagoa do Canto. Onde se encontra um vilarejo de nativos por trás da falésia, que vivem da pesca artesanal.


ATIVIDADES PROIBIDAS (SEMACE):

• A retirada ou desmonte das formações geológicas que compõem as falésias,
 incluindo a vegetação que as protegem e/ou circundante, natural ou não
• A construção ou a reforma, a realização de obras civis, de terraplenagem, a abertura de
vias ou o cercamento sobre as formações geomorfológicas que compõem as falésias
• A marcação, gravura ou qualquer alteração humana sobre as falésias,
que descaracterize sua apresentação visual natural
• A realização de competições, motorizadas ou não, que envolvam
 movimentações de coisas e/ou de pessoas
• Demais atividades danosas previstas na legislação ambiental.

A retirada de areia das falésias para uso no artesanato é um dos problemas ambientais do local, também outro problema está com as inscrições nas falésias decorrentes da atividade turística desordenada.


Pesquisa personalizada

Mapa de Localização

Mapa de Localização